Ausência de chuva provoca morte de bois por falta de pastagens no interior francisquense - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

06/09/2022

Ausência de chuva provoca morte de bois por falta de pastagens no interior francisquense

Situação precária no interior do Município

A falta de chuvas na região tem trazido prejuízos para criadores de gados de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo. Por onde se passa no interior do Município só se vê vegetação seca, gado magro e muitos deles morrendo em decorrência da falta de pastagem, num cenário de devastação.

 

Uma das localidades mais devastadas pela seca é o Córrego Santa Angélica, onde os proprietários de bois têm se virado no sentido de evitar que seu rebanho morra de fome, mas estão perdendo a luta e necessitam de ajuda. Muitos deles afirmam que se não chover nos próximos dias, o prejuízo será incalculável.

 

O capim seco preocupa moradores da região

“Dá pena ver o gado nessa situação de flagelo, morrendo de fome e a chuva não cai”, disse um vaqueiro, destacando que o gado está comendo praticamente terra e capim seco. “Tudo que podíamos fazer já fizemos e nada adiantou. Do jeito que as coisas estão, a tendência é piorar nos próximos dias”, disse ele.

 

Atencioso, o vaqueiro que se identificou como Zé Carlos percorreu parte da localidade com a equipe do Colatina News, mostrando a situação em que os pastos se encontram, as condições do gado emagrecido pela falta do que comer e as perdas de criadores, cujas vacas leiteiras estão morrendo de fome e sede.

 

Sem comida o gado luta pela sobrevivência

“Já tivemos momentos ruins, com falta de chuvas, seca brava, mas esse ano a coisa está feia não só aqui no nosso córrego, mas em todo o Município. A nossa esperança é de que nos próximos dias caia uma chuva boa para amenizar a situação. Se Deus quiser até o meio do mês ela cairá”, comenta o vaqueiro.

 

A equipe do Colatina News percorreu o interior francisquense no sábado, 03, constatando de perto tudo que foi informado pelos moradores das localidades. Vale destacar que assim como há córregos onde a pastagem praticamente não mais existe, há também aqueles onde o verde impera e a água é abundante.

 




Ajude-nos se inscrevendo no nosso canal no Youtube!

Siga-nos no Instagram: @colatinanews, no Facebook: @sitecolatinanews!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário