Barra de São Francisco tem avenida com nome em homenagem a ditador sanguinário - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

16/03/2023

Barra de São Francisco tem avenida com nome em homenagem a ditador sanguinário

Avenida Castelo Branco, em Barra de São Francisco/ES

*Por: Elvécio Andrade

Uma das poucas democracias do mundo que não só deixa tiranos impunes, como os homenageia em praças públicas é a do Brasil. É preciso criar uma lei que proíba em todo território nacional que logradouros públicos sejam batizados com nomes de pessoas que enxovalharam a democracia e os bons costumes.

 

Além de proibir, alterar as denominações existentes, que envergonham o povo brasileiro, principalmente de ditadores da era militar, que além de roubar adoidado o país e torturar adversários, assassinaram centenas de inocentes. E é preciso que essa lei seja criada pelo Congresso Nacional o mais rápido.

 

Que os deputados parem de se preocupar com a opção sexual das pessoas e passem a trabalhar em coisas mais sérias, como a cidade de Olinda, em Pernambuco, que criou a primeira lei do Brasil proibindo homenagem em monumentos e vias públicas a escravocratas e pessoas ligadas à ditadura militar.

 

O Projeto de Lei nº 6.193/2021 de autoria do vereador Vinicius Castelo (PT), aprovado por unanimidade, só foi sancionado recentemente pelo professor Lupércio (Solidariedade), prefeito de Olinda. Entre outras coisas, a lei proíbe a nomeação de prédios públicos e vias públicas e renomeações das já existentes.

 

Além disso, a lei inédita estabelece que todos os monumentos públicos, estátuas e bustos que forem removidos do Município sejam devidamente armazenados em museus e identificados com todas as informações referentes ao período escravista, bem como com os crimes que foram praticados contra a humanidade.

 


Cerca de 13 escolas, ruas, avenidas, bustos e estátuas estão passíveis de mudança de nomes no Município de acordo com os critérios da nova lei, segundo ficou apurado pelo levantamento realizado pelo vereador autor da lei recém-sancionada. A população também está de acordo com o que prevê a nova lei.

 

Em Vitória, no Espírito Santo, o nome da Avenida Arthur da Costa e Silva, em homenagem ao segundo ditador do regime militar de 1964, no Bairro República, terá que mudar de nome caso o prefeito da capital sancione o projeto de lei do vereador Armandinho Fontoura (Podemos), aprovado pela Câmara Municipal.

 

A lei que proíbe denominações de ruas e avenidas a pessoas envolvidas em tortura e violação dos direitos humanos, entre outros crimes, surpreendentemente teve, além dos votos do PT, PSB e Psol, os do PP, PSC, Republicanos, União, PL e Cidadania, partidos de direita e de extrema direita.

 

Vale lembrar que o general Arthur da Costa e Silva criou o AI-5, que vigorou até 1978 e causou a institucionalização da repressão, o fechamento do Congresso Nacional, prisões e assassinatos de presos políticos com inúmeras denúncias de tortura e pesada censura à imprensa. Foram os chamados Anos de Chumbo.

 

Em Barra de São Francisco/ES, uma das principais avenidas da cidade se chama Castelo Branco. Ele foi o chefe da conspiração que acabou com a democracia no Brasil em 1964. A manutenção dessa homenagem a um monstro assassino precisa ser repensada pelos vereadores do Município com urgência.


*Elvécio Andrade é radialista, jornalista, blogueiro escritor e advogado


Siga-nos no Instagram: @colatinanews2019, no Facebook: @sitecolatinanews, no TikTok: @colatinanews e se inscreva no nosso canal: @colatinanews4085!


Nenhum comentário:

Postar um comentário