Polícia desrespeita entendimento do STF ao esconder da imprensa nome de advogado - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

21/03/2023

Polícia desrespeita entendimento do STF ao esconder da imprensa nome de advogado

DRP de Nova Venécia investiga o crime

A polícia está usando uma proibição inexistente na Lei Federal nº 13.869/19, conhecida como Lei do Abuso de Autoridade, para esconder o nome do advogado falsário, que falsificou certificado de ensino médio para entrar na faculdade, formar-se em Direito e virar advogado ao passar no exame da OAB.

 

A afirmação de que não se pode divulgar os nomes dos envolvidos em crimes é equivocada, pois o artigo 13 da Lei de Abuso de Autoridades que eles tanto usam diz coisa totalmente diferente do que a polícia aponta, já que o referido artigo se refere a constrangimentos e maus-tratos de presos e detentos por policiais.

 

Diz o artigo 13 da Lei nº 13.869/19 que “constranger o preso ou detento mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência, a exibir-se ou ter seu corpo ou parte dele exibido à curiosidade pública”. Esse é o teor do artigo que causa tanto pavor aos policiais ou o utilizam de má-fé mesmo.

 


Há também o enunciado nº 07 que diz: “Mesmo durante o curso da investigação criminal, a divulgação do nome, de fotografia ou de qualquer dado da identidade do suspeito que se encontre foragido não constitui, por sí só, crime de abuso de autoridade, por existir interesse público na sua localização e (re) captura”.

 

Ao esconder o nome do advogado falsário a polícia age contra o interesse público, posto que o referido advogado, por não ter o nome e nem a imagem divulgados se beneficia do anonimato e continua enganando pessoas atendendo-as como advogado, o que pode lhes causar danos irreversíveis.

 

Ao esconder da sociedade o nome do advogado bandido, a polícia desrespeita o entendimento fixado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), segundo o qual “o direito à liberdade de imprensa se antecipa ao direito à intimidade”. Assim, ação dos policiais fere à Constituição Federal e prejudica a imprensa e a sociedade.

 


Siga-nos no Instagram: @colatinanews2019, no Facebook: @sitecolatinanews, no TikTok: @colatinanews e se inscreva no nosso canal: @colatinanews4085!


Nenhum comentário:

Postar um comentário