Bomba. Reprovação de contas de Bruno Pella e Cadi Gava é mantida a unanimidade no TRE - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

26/03/2025

Bomba. Reprovação de contas de Bruno Pella e Cadi Gava é mantida a unanimidade no TRE

Julgamento de Bruno e Cadi no TRE/ES

O TRE/ES (Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo) confirmou, por unanimidade, a desaprovação das contas de campanha do prefeito de Rio Bananal, Bruno Pella, e do vice-prefeito,Ildomar Torres Gava, conhecido como Cadi Gava. Com isso, ambos terão que devolver ao Tesouro Nacional a quantia de R$ 27.484,00, valor considerado gasto de forma irregular durante as eleições.

 

O montante, proveniente do FEFC (Fundo Especial de Financiamento de Campanha), terá que ser restituído com juros e correção monetária. Além disso, os gestores municipais precisam apresentar o comprovante de pagamento à Justiça Eleitoral, pois caso contrário, os autos serão encaminhados à AGU (Advocacia-Geral da União) para a realização da cobrança judicial.

 

Possíveis Consequências

 

Bruno Pella e Cadi Gava recorreram da decisão inicial do juiz eleitoral de Rio Bananal, levando o caso ao TRE/ES. No entanto, na sessão realizada na segunda-feira, 24, o tribunal manteve a reprovação das contas de maneira unânime. Ainda cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e o desfecho do caso pode impactar diretamente o futuro político da dupla.

 


A rejeição definitiva das contas pode trazer consequências severas. De acordo com a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), candidatos com contas de campanha reprovadas podem ser declarados inelegíveis por até oito anos. Além disso, o TSE pode aplicar multas caso sejam identificadas outras irregularidades, como doações ilegais ou falta de comprovação de despesas.

 

Ressalta-se, também, que se a Justiça Eleitoral entender que as falhas comprometem a legitimidade do pleito, uma AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo) pode ser proposta. Nesse cenário, Bruno e Cadi Gava correm o risco de perder os cargos. Mesmo que isso não ocorra, a reprovação das contas pode abalar a confiança pública e enfraquecer politicamente a atual gestão.

 

Há, ainda, a possibilidade de instauração de investigações criminais, dependendo da gravidade das irregularidades apontadas durante a campanha eleitoral. Assim, o futuro político do prefeito e do vice de Rio Bananal permanece incerto, dependendo dos próximos desdobramentos no âmbito da Justiça Eleitoral.

 


Siga-nos no Instagram: @colatinanews2019, no Facebook: @sitecolatinanews, no TikTok: @colatinanews e se inscreva no nosso canal: @colatinanews4085!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário