A situação do Hospital e Maternidade Alfredo Pinto Sant’Ana, no Município de Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, tem sido classificada como caótica por moradores e usuários da unidade. Com a crescente demanda por atendimento devido a uma endemia do vírus Oropouche, o hospital enfrenta uma grave escassez de medicamentos e insumos essenciais.
Apesar do agravamento da crise, a administração municipal não tem tomado medidas eficazes para sanar o problema. Segundo relatos, a direção do hospital tem recorrido ao empréstimo de materiais e medicamentos junto a hospitais de outros municípios, o que tem causado indignação entre os moradores. “Um Município rico como Rio Bananal precisar de empréstimos de outros municípios é uma vergonha e uma prova da incompetência do atual prefeito”, desabafou um morador.
A situação se torna ainda mais grave diante da existência de um decreto emergencial no Município, que permite a compra direta de insumos, mas, mesmo assim, o hospital não está sendo abastecido adequadamente. “Pra onde vai o dinheiro da emergência? Com a palavra o Ministério Público”, questionou outro morador.
O surto de Oropouche tem atingido principalmente crianças e idosos, e a população se mostra revoltada com a falta de preparo da administração municipal. “Ao assumir a prefeitura, Bruno Pella sabia da endemia de Oropouche e não se preparou nem tomou providências. Além disso, as doenças sazonais neste ano vieram com força total, e estão arrebentando muitas crianças e idosos”, completou um dos entrevistados.
Diante do cenário alarmante, moradores cobram respostas urgentes das autoridades e pedem intervenção do Ministério Público para investigar a aplicação dos recursos emergenciais e exigir providências da gestão municipal. "Cadê os vereadores, eleitos para defender o povo? Quando é que vão sair da toca e cumprir com suas funções?", questionou um cidadão.
Siga-nos no Instagram: @colatinanews2019, no Facebook: @sitecolatinanews, no TikTok: @colatinanews e se inscreva no nosso canal: @colatinanews4085!
Nenhum comentário:
Postar um comentário