Usuários reclamam de desrespeito ao idoso em transportes urbanos de Colatina - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

19/08/2019

Usuários reclamam de desrespeito ao idoso em transportes urbanos de Colatina

Idosos são desrespeitados por empresas de ônibus

O desrespeito ao idoso por parte de empresas de transportes coletivos em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, é motivo de constantes reclamações, principalmente contra a empresa de Viação Joana D’arc. A principal reclamação é com relação a arrancada brusca de ônibus antes do idoso assentar.

O número de pessoas reclamando de desrespeito ao idoso é grande e merece mais atenção por parte das autoridades responsáveis pela fiscalização, Maria da Glória Sabatinni, por exemplo, relata que seu pai quase teve a perna quebrada, quando o motorista arrancou o ônibus antes que ele se assentasse.

“Meu pai tinha acabado de entrar no ônibus, quando o motorista arrancou bruscamente o veículo, fazendo com que ele, que tem 75 anos, perdesse o equilíbrio e caísse. Ninguém o ajudou a se levantar e o motorista continuou na sua corrida louca sem dar qualquer assistência”, reclama Maria da Glória.

Segundo Auxiliadora da Paixão, o desrespeito aos idosos em ônibus é uma constante não só em Colatina, como em todas as cidades onde há essa exploração de serviços. “Para esses motoristas os idosos são um peso, principalmente porque muitos não pagam passagens”, afirma ela.

“O que a gente espera é que nossas autoridades, principalmente o prefeito, tomem providências contra as empresas que desrespeitam os idosos, e cassem suas concessões, em especial da Joana D’arc, que é a pior e a que mais desrespeita o cidadão idoso”, desabafa Mirtes Siqueira dos Anjos.

Segundo usuários, o serviço é péssimo e a passagem cara
O advogado Luís Fabiano Venâncio, especialista em direito de família, disse que “a questão do desrespeito ao idoso no Brasil deve ser considerada uma patologia cultural, social e política”. O direito do idoso é garantia constitucional decorrente do princípio da dignidade humana e deve ser tratado com respeito.

Para Margareth Maria de Aristides Nunes, é urgente que o Município atue no sentido de punir essas empresas pelo desrespeito ao idoso, lembrando que a atuação dos motoristas ferem os artigos 96 e 97 do Estatuto do Idoso. “Minha mãe tem pavor de sair de ônibus, pois sempre machuca”, enfatiza ela.

José Carlos Vieira é enfático ao afirmar que “além de prestar um serviço de péssima qualidade e cobrar um valor muito alto pelas passagens, as empresas de transporte urbano de Colatina não respeitam os passageiros, principalmente os idosos”. Por essa razão, cobra da prefeitura providências.

O que diz o Estatuto do Idoso

Artigo 96

Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade. Pena de reclusão de seis meses a um ano e multa.

Parágrafo 1º – Na mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.

Parágrafo 2º –A pena será aumentada de 1/3 (um terço) se a vítima se encontrar sob os cuidados ou responsabilidade do agente.

Artigo 97

Deixar de prestar assistência ao idoso, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, em situação de iminente perigo, ou recusar, retardar ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, ou não pedir, nesses casos, o socorro de autoridade pública. Pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

Parágrafo único – A pena é aumentada de metade se da omissão resultar lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resultar em morte.
                     






4 comentários:

Márcia Rodrigues disse...

Verdade. Minha avó, coitada, se desequilibrou dentro do ônibus e quebrou um dedo do pé. Esses motoristas, principalmente da porcaria da viação joana darc não respeita ninguém.

Carlos Alberto Vielmond disse...

Se a cidade tivesse um prefeito de verdade e não um prefake de facebook, essas emrpesas, principalmente a Joana D'arc, já teriam sido punidas por desrespeito não só aos idosos, mas como a todos os usuários. Precisamos urgente de autoridades responsáveis, que estejam ao lado do povo e não ao lado de empresas snaguessugas, que cobram caro por um serviço de péssima qualidade.

Joaquim Alves de Oliveira disse...

A empresa Joana Dark é uma vergonha. Motoristas irresponsáveis, mau educados e preço alto de passagem. Os ônibus são velhos, não temos ar condicionado como em Linhares, que é servida pela mesma empresa e o nosso prefeito pavão num fais nada para proteger o cidadão trabalhador que precisa usar esse tipo de transporte.

Joaquim José de Souza Costa disse...

Além do desrespeito, é bom lembrar que nossa passagem é mais cara que a da Grande Vitória e não temos nenhum conforto nesses ônibus sucateados da Joana Darc, a pior empresa de transportes urbanos que já conheci. Viajo muito e uso bastante transporte coletivo. Posso afirmar sem medo de erro que essa porcaria dessa empresa Joana Darc envergonha os colatinenses,

Postar um comentário