Motorista pede CPI para investigar Máfia da Placa Mercosul no Espírito Santo - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

12/08/2020

Motorista pede CPI para investigar Máfia da Placa Mercosul no Espírito Santo

Novo modelo de placas

Desde 10 de dezembro de 2018 que o Espírito Santo convive com o modelo de placa padrão Mercosul. A implantação desse tipo de placa foi estabelecida de forma obrigatória pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), com o objetivo de padronizar as placas dos veículos de países do Mercosul.

Como no Espírito Santo o valor da placa no padrão Mercosul não é tabelado pelo Detran/ES, o cidadão precisa buscar as empresas estampadoras de placas para fazer a consulta do valor. E é justamente isso que tem causado várias reclamações de motoristas que se sentem lesados pelos valores apresentados.

A principal reclamação é a diferença de preços cobrados pela mesma empresa em Municípios diferentes. Segundo informações, nas regiões Norte e Noroeste o serviço é feito por uma mesma empresa, que vem cobrando preços diferentes em cada Município em que atua. “Isso é um absurdo”, reclama um motorista.

Para servir de exemplo o motorista cita o fato de em Barra de São Francisco uma placa de moto custar R$ 100,00, e em Nova Venécia a mesma placa é colocada pela mesma empresa e custa apenas R$ 60,00. “Isso é um absurdo. Não há fiscalização e com isso a empresa está nos lesando”, diz indignado o motorista.

Outro motorista, que pede para não ser identificado, criticou duramente a situação e enfatizou que está na hora de alguém tomar providências. “Está na hora de se abrir uma CPI da Placa Mercosul e acabar com essa máfia, a exemplo do que aconteceu com a máfia dos guinchos”, disse ele muito revoltado.

Segundo informações do Detran/ES, a nova placa permite aos agentes de trânsito brasileiros punirem condutores de outros países que cometiam infrações e não sofriam as penalidades por conta da falta de registro no Brasil. Outro motivo foi que a combinação alfanumérica usada anteriormente já estava no final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário