Saudade marca o dia em que a Rádio São Francisco comemoraria 35 anos de fundação - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

22/09/2020

Saudade marca o dia em que a Rádio São Francisco comemoraria 35 anos de fundação

Sorteio histórico marcou a história da Rádio São Francisco

A Rádio São Francisco AM (hoje Rádio Club FM), primeiro veículo de comunicação oficial de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, foi inaugurada pelo então radialista Enivaldo dos Anjos, hoje deputado estadual e candidato a prefeito do Município, às 18h do dia 22 de setembro de 1985.

 

Se ainda estivesse no ar, a Rádio São Francisco, cuja primeira música tocada foi As andorinhas voltaram, do Trio Parada Dura, completaria 35 anos. A torre de transmissão da rádio ficava nas terras de José Estevão, no Córrego Itaúnas. Aquele dia foi apenas o pontapé inicial de uma emissora de sucesso.

 

Robertinho foi o responsável pelo sucesso da premiação

Ao longo dos anos vários programas foram apresentados pelos mais variados locutores, com grande audiência. O Programa Enivaldo dos Anjos, iniciado na Rádio 13 de Junho, de Mantena/MG, passou a ser apresentado por ele na Rádio São Francisco AM, e posteriormente assumido por Luiz Carlos Gava.

 

Vários radialistas marcaram a emissora pioneira, dentre eles Carlos Madureira, Admilson Brum, Nilo Abreu, Paulo Duarte, Amaro Neto, Wilson Calixte, Luiz Carlos Gava, Jota Lopes (in memoriam), Pedro Franck, Dioumarino, Ronan Gava Junior, Adilson Batista, Sandra Rocha, Pinheirinho e Elvécio Andrade.

 

      Enivaldo foi o radialista que realizou o sonho de ter uma emissora

Os programas da Rádio São Francisco AM eram sinônimos de sucesso sempre, mas um deles se destacou além fronteiras e até hoje é lembrado pelos ouvintes. Trata-se do Progrma Ronda Policial, Um programa de notícias descontraído, que misturava notícias variadas, músicas, humor e denúncias.

 

Apresentado pelo radialista e advogado Elvécio Andrade, o Programa Ronda Policial protagonizou no final da década de 90 o maior sorteio da história do rádio em Barra de São Francisco e região. Ao todo foram sorteadas centenas de bicicletas, televisores e outros prêmios que fizeram a alegria dos ouvintes.

 

Elvécio Andrade apresentava o programa ao vivo nos bairros nos sábados

A quantidade de participantes foi tão grande e o número de cartas enviadas ao programa foi tanto, que o programa teve que ser apresentado externamente e chegou a interromper o trânsito na Avenida Prefeito Manoel Vilá, em frente o prédio da Farmácia Nacional, onde a emissora funcionava no segundo andar.

 

Os prêmios foram conquistados por Robertinho Papai Noel, que trabalhou incansavelmente para conseguir possibilitar que o maior número possível de pessoas, que participaram enviando cartas, conseguisse ser premiado. O trecho da avenida superlotou de pessoas que queriam ver de perto os sorteios.

 

Capitão Jonathas (sentado) e o cantor, compositor, galã, ator, astrólogo, escritor, menestrel, teatrólogo, hipnotizador, saxofonista, cenografista, amansador de onças e bailarino Lei do Cão também faziam parte do programa

O Ronda Policial até sair do ar com a venda da emissora, que virou FM, era o programa de maior sucesso da emissora, que transmitia em cadeia com a FM dos Anjos. Eram personagens do programa o Tamirim, Lei do Cão, Salvador Berranteiro, Florêncio Niemg, Zé do Rádio, Lino Pecla e o burrinho Tranca Rua.

 

Responsável pela implantação da emissora, o deputado Enivaldo dos Anjos lembra de sua luta para conseguir a concessão. Trazer uma emissora de rádio para Barra de São Francisco era um sonho de Enivaldo dos Anjos, que atuava em uma emissora de Mantena. A sua luta valeu a pena e seu sonho realizado.




  


Nenhum comentário:

Postar um comentário