Mulheres ocupam metade do 1º escalão de Enivaldo em Barra de São Francisco - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

29/12/2020

Mulheres ocupam metade do 1º escalão de Enivaldo em Barra de São Francisco

Ascom/Enivaldo dos Anjos

 

A cantora Israele Cândido comandará a Secretaria de Cultura

O futuro prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) já definiu oito nomes do primeiro escalão em Barra de São Francisco e sua equipe até agora está com uma característica inovadora: perfil predominantemente jovem e a metade formada por mulheres. O nome mais recente anunciado, no meio da tarde desta terça-feira (29), é o da nova secretária que vai cuidar das finanças e do patrimônio do município. 

 

Servidora de carreira há 22 anos e coordenadora do programa de regularização fundiária do município, a técnico em Contabilidade Clemilda José Satil Sala, 41 anos, será a próxima Secretária Municipal de Fazenda de Barra de São Francisco e já chega com a missão dada pelo futuro prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) de implementar as mudanças que ele deseja no setor, que passa a ser responsável pelo Patrimônio e Controle de Gastos. 

  

“A prioridade é aumentar a arrecadação, regularizar o patrimônio e fazer rigoroso controle interno e dos gastos, principalmente dos insumos diários, como água e luz. Missão dada, missão cumprida. É um grande desafio, mas que tem um facilitador pelo fato de eu já estar lá dentro e conhecer bem a equipe”, disse Clemilda. 

 

A nova secretária já tem uma boa notícia para dar: “Com fé em Deus, o Enivaldo vai entregar pelo menos 5 mil títulos de posse da terra nos seus quatro anos de gestão. Esse é um trabalho social importante no âmbito da Fazenda e estávamos preocupados com sua continuidade. Desde 2018 o prefeito Alencar me chamou para conduzi-lo e entregamos 169 títulos, e somente não entregamos pelo menos mil porque, com a pandemia, os cartórios passaram a trabalhar com pessoal reduzido”. 

 

Clemilda conduz um trabalho que é referência na região Norte, porque permite às pessoas terem a escritura como legítimas proprietárias de seus lotes. Segundo ela, todos os distritos e boa parte da cidade está construída sobre áreas que foram parceladas (loteadas) de forma irregular e quem está nessa situação não consegue fazer melhorias, porque não tem documentos, por exemplo, para fazer financiamentos. 

 

Clemilda Satil ficará à frente da Secretaria da Fazenda

A futura secretária quer também humanizar o atendimento da Secretaria da Fazenda, tornando-a mais próxima da população. “A Fazenda é sempre mal vista pelo seu caráter arrecadador. Vamos, sim, trabalhar para aumentar a arrecadação em harmonia com outros setores, mas essencialmente queremos dar atendimento humano à população, principalmente as pessoas mais humildes, que são as que mais precisam de nós”.  

 

Clemilda é casada, mãe de dois filhos. O marido é vigilante, mas é professor de kickboxing, uma modalidade esportiva que mistura chutes e socos, é considerada arte marcial, de origem japonesa, e é usada para defesa pessoal. É também conhecida como full contact. Filiada ao PSD, Clemilda disse que a vida inteira acompanha Enivaldo dos Anjos. 

 

“Não lembro da administração dele, porque eu era muito menina, mas sempre ouvi falar que é um homem de uma palavra só. Minha mãe sempre fala do hortão, onde as pessoas pobres ganhavam verduras para melhorar sua alimentação. Cresci ouvindo minha mãe falar bem e nunca tive a oportunidade de trabalhar com ele. A hora chegou e, de alguma forma, isso é a realização de um sonho”, disse Clemilda. 

 

Sobre a juventude de mais da metade do secretariado, Clemilda comentou que isso tem surpreendido a todo mundo. “Às vezes a gente pensa: meu Deus, somos tão jovens para tanta responsabilidade. Mas Enivaldo tem muita experiência, é um grande líder e um espelho para todos nós. Vou aproveitar essa oportunidade e sugar muito conhecimento dele”. 

  

Secretariado 

 

Agora, já são oito os secretários e secretárias escolhidos: Elcimar de Souza Alves  (Administração), Israele Cândido (Cultura), Marianne Cavalcante (Obras), Capitão PM Valmer Francisco Simões (Defesa Social), Isaque Antonio da Silva (Serviços e Limpeza Pública), Guilherme Silva Fernandes (Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos), Shirley Teixeira Ribeiro (Mulher, Habitação e Assistência), Clemilda Satil (Fazenda, Patrimônio e Controle). 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário