Homenagem aos comunicadores movimenta plenário da Assembleia Legislativa capixaba - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

11/11/2024

Homenagem aos comunicadores movimenta plenário da Assembleia Legislativa capixaba

Solenidade de homenagem aos comunicadores

Por: *Edgard Louzada

 

Os radialistas e jornalistas Elvécio Andrade e Paulo Roberto Duarte, o popular Paulo Duarte, ambos de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, foram homenageados na Assembleia Legislativa capixaba na quinta-feira, 07, ocasião em que receberam a Comenda Jairo Maia, a mais importante honraria ofertada aos destaques da Comunicação do Estado. A solenidade foi muito bem prestigiada por convidados.

 

Com mais de 50 anos de trabalhos dedicados ao rádio, Jairo Maia, que empresta seu nome à Comenda, foi um ícone da comunicação no Espírito Santo. Ele iniciou a carreira em 1957, em Cachoeiro de Itapemirim e faleceu em março de 2013, aos 77 anos. A Comenda que leva seu nome foi criada em 2017 pelo deputado Dary Pagung, pela Resolução n° 4.675. Conheça um pouco sobre Elvécio Andrade e Paulo Duarte:

 

Sobre Elvécio Andrade

 

Elvéciio Andrade recebe a Comenda Jairo Maia

Nascido em Peçanha/MG em 27 de outubro de 1957, Elvécio Andrade iniciou no jornalismo em 1976, quando criou o jornalzinho clandestino feito no mimeógrafo, chamado O Poste. Neste jornalzinho, que era colado nos postes durante as madrugadas, Elvécio Andrade combatia com veemência a ditadura militar, corrupta e assassina, denunciando crimes bárbaros praticados pelos militares sanguinários.

 

Em 1983 trabalhou como free-lancer do O Dia, no Rio de Janeiro, e no final daquele ano mudou-se para Governador Valadares/MG, onde atuou no extinto Jornal da Cidade, de propriedade de Almir Vargas, então presidente do Democrata Futebol Clube. Neste jornal ele trabalhou ao lado de Marcondes Tedesco, Parajara dos Santos, Miguel Farias e Moacir Marques. Depois foi contratado pelo Diário do Rio Doce, onde atuou até 1989.

 

Também foi instrutor de Técnicas de Redação Jornalística do Senac Valadarense, fez assessorias de imprensa, apresentou o programa Por Trás das Grades, na Rádio Educadora do Rio Doce, com o radialista Moacir Marques. Em final de 1989 foi aprovado no concurso de Assessor de Comunicação da Coaperiodoce (Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce), onde atuou até 1992, quando mudou-se para Barra de São Francisco a convite de Enivaldo dos Anjos, para ser seu assessor de imprensa.

 

Em Barra de São Francisco criou o Programa Ronda Policial, que era um quadro do Programa Enivaldo dos Anjos, apresentado por Luiz Carlos Gava. Rapidamente o Ronda Policial se transformou na maior audiência da região, pela Rádio São Francisco AM, destronando a Jovem Barra FM, que naquela época era a líder de audiência na cidade. Depois Elvécio atuou na FM dos Anjos, onde ampliou ainda mais a audiência do programa e passou a apresentá-lo ao vivo nos bairros aos sábados.

 

Elvécio Andrade criou também o jornal impresso O Impacto, que foi um marco no jornalismo da região; a Revista Atualidades e o jornal também impresso Gazeta do Norte, em parceria com Luiz Carlos Gava, que hoje ainda existe, mas como jornal digital. Foi diretor da Revista Capixaba Agora, de Vitória, e com o advento da Internet, criou vários sites, os primeiros deles em 2003: Jornal Capixaba e Cacete News. E em 2019 criou o Colatina News, um dos sites mais importantes e combativos do Estado.

 

Formado em Direito pela Unesc, campus da Serra em 2007 e especializado em direitos Constitucional e Administrativo pela Univen, de Nova Venécia, Elvécio Andrade, além de Radialista formado pela Agência Nacional de Notícias de Brasília, tendo como professor Eliakim Araújo e apaixonado por contos de terror, é escritor com 13 livros publicados, quatro prontos para a publicação e várias participações em antologias.

 

Ao ser solicitado a falar sobre a homenagem, Elvécio Andrade salientou que se sente muito lisonjeado pela honraria recebida, agradeceu ao deputado Mazinho dos Anjos pela indicação e afirmou que sempre amou escrever. Finalizando, estendeu a homenagem aos amigos Tamirim, Lei do Cão e Salvador Berranteiro.

 

Paulo Duarte: uma lenda do radialismo

 

Paulo Duarte, ícone do rádio, recebe homenagem

Considerado uma lenda do radialismo, a história do radialista e jornalista Paulo Duarte, se confunde com a história do rádio no Brasil, cujo início de carreira profissional se deu em 1969, na Rádio Mauá, do Rio de Janeiro, ainda criança, ao lado de seu pai. A partir de então ele passou por várias emissoras de destaque nacional, como as rádios Continental, Vera Cruz, TupiNacional e JB, sempre com destaque e profissionalismo.

 

No Rio de Janeiro o radialista Paulo Duarte se destacou como narrador esportivo de Waldir Amaral, Doalcei Camargo, e João Saldanha. Em 1973 Paulo Duarte foi transferido para o Espírito Santo, para substituir Osvaldo Amorim, que estava se aposentando na Rádio Vitória, onde atuou até 1977, quando foi contratado pela Rádio Club, de Pernambuco, para fazer a narração dos jogos da Copa do Mundo de 1978.

 

Ao ser contratado pela Rádio Espírito Santo, pertencente ao Governo do Estado, Paulo Duarte, como titular da emissora capixaba, narrou inúmeros jogos de campeonatos por longos anos, encantado os fãs esporte. Vale frisar que, no Espírito Santo, o radialista Paulo Duarte foi o narrador que mais transmitiu jogos do Serra, da Desportiva e do Rio Branco, quando estes clubes de futebol estavam nas séries: A, B e C do Brasileirão.

 

Ele foi o primeiro narrador esportivo a viajar pela Europa, Ásia e África acompanhando o Rio Branco, em 1974, transmitindo os jogos pela Rádio Vitória. Em seus 55 anos de carreira, Paulo Duarte participou de mais de 35 campeonatos brasileiros. Toda essa experiência, faz de Paulo Duarte um dos radialistas mais respeitados do Espírito Santo, e exemplo para os que iniciam.

 

Na TV Paulo Duarte iniciou ainda criança, como ator na década de 60, na extinta TV Tupi, atuando no seriado Rancho Alegre, do Paulo Bob. Ele foi apresentador do TVE Sport, na TV Educativa do Espírito Santo; na Record News capixaba apresentou o Esporte Record News; também atuou no Programa Ronda Policial, e atualmente, aposentado, ele não para e é o responsável pelo Jornalismo da FM dos Anjos, de Barra de São Francisco.

 

Após a solenidade de entrega da Comenda Jairo Maio aos comunicadores homenageados, os novos comendadores Elvécio Andrade e Paulo Duarte foram convidados ao Gabinete do deputado estadual Mazinho dos Anjos, autor das indicações de Elvécio Andrade e Paulo Duarte, posaram para várias fotografias.

 

Receberam a Comenda Jairo Maia os seguintes comunicadores: Adriana Gueller, Alissandra Pancieri Mendes, Ananda Miranda, André Luis de Matos Silva (indicação do deputado Allan Ferreira), Antônio Carlos Sessa Netto (Tonico), Carlos Alves Pinto, Christian Lenk de Souza, Cleide Costalonga, Deborah Nicchio Sathler Ferreira, Edinho Lima, Edna Fadlalah Bernardo Ribeiro, Ednéa Harckbart (indicação do deputado Marcelo Santos), Édson Araújo, Elvécio Andrade (indicação do deputado Mazinho dos Anjos), Paulo Roberto Duarte (indicação do deputado Mazinho dos Anjos), Fábio Jacob, Francisco Ivan Zandonadi, Gérson Camata (in memoriam), Izabel Mendonça (indicação da deputada Raquel Lessa), José Junio Silva de Oliveira, Josias Rocha da Silva Júnior, Leonardo Meira (Léo Cobal), Luciana Máximo Sedano, Marcinete Aparecida Pereira Leite Lima, Max Ladeira, Enildo Genésio de Souza, Raquel Salaroli de Araújo Lugão, Reginaldo de Almeida, Carlos Rui Baromeu Lopes, Thelmo Scarpine de Andrade Almeida, Thiago de Jesus Souza e Viviane Maciel Jacinto.


*Edgard Louzada: Diretora-Rersponável do Colatina News

 


Siga-nos no Instagram: @colatinanews2019, no Facebook: @sitecolatinanews, no TikTok: @colatinanews e se inscreva no nosso canal: @colatinanews4085!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário