Coren/ES encontra várias irregularidades nas unidades de saúde de Pancas - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

12/06/2020

Coren/ES encontra várias irregularidades nas unidades de saúde de Pancas

As irregularidades das Unidades de saúde de Pancas...

Três unidades de saúde do Município de Pancas, no Noroeste do Espírito Santo, foram inspecionadas pelo Coren/ES (Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo) na terça-feira, 09, com o objetivo de verificar as condições de trabalho dos auxiliares, técnicos e enfermeiros panquenses.

Estiveram na cidade para realizar a inspeção a presidente da entidade, Andressa Barcelos, acompanhada da coordenadora de fiscalização, Jussara Sardenberg. Também participaram da inspeção o presidente do sindicato da classe, Fabrício Pinto e a advogada do órgão, Cláudia Barros Pereira.

Várias irregularidades foram encontradas na inspeção. Na Unidade de Saúde de Laginha constatou-se fornecimento de capotes fora da recomendação pela Anvisa, falta de sabão líquido no banheiro, sala de esterilização em espaço pequeno com material no chão e sala de curativos sem local para lavar feridas.

Na Unidade de Montes Claros também foram encontradas irregularidades, como máscaras cirúrgicas sem especificação da ABNT, capote inadequado, ausência de capote impermeável, falta de máscaras N95 e óculos de proteção, além de não existir um setor de esterilização e nem veículo para emergências.

... foram encaminhadas ao Ministério Público para providências
A situação mais grave foi detectada no PA (Pronto Atendimento). Lá os profissionais de enfermagem não são treinados para coleta de Swab, que é feita em sala fechada e sem filtro Hepa. As máscaras cirúrgicas sem clipe nasal e o número de técnicos e enfermeiros é insuficiente para atender a demanda.

De acordo com a presidente do Coren/ES, Andressa Barcelos, as irregularidades encontradas nas unidades de saúde comprometem a assistência de enfermagem e colocam em risco tanto os profissionais, quanto os pacientes, razão pela qual precisam ser corrigidas o mais rápido possível.

As irregularidades detectadas nas unidades de saúde durante a inspeção foram relatadas ao promotor de justiça, na presença do secretário Municipal de Saúde, Cléber da Silva Júnior. Ambos prometeram adotar medidas para adequar os serviços nas unidades. O relatório será enviado ao MPES.



Nenhum comentário:

Postar um comentário