Uso constante de batatas fritas pode causar ansiedade e depressão, diz pesquisa científica - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

27/04/2023

Uso constante de batatas fritas pode causar ansiedade e depressão, diz pesquisa científica

Comer batatas fritas é perigoso

Consumo frequente de frituras, especialmente batatas fritas, causa ansiedade e depressão. Pelo menos é a conclusão de um estudo publicado pela revista acadêmica estadunidense PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences). A pesquisa foi feita com 140.728 pessoas e o resultado não foi bom.

 

Ela mostrou que o consumo constante e a longo prazo desses alimentos está associado a um risco 12% maior de ansiedade, e 07% de depressão. Essas ligações são ainda maiores entre os consumidores homens e mais jovens. A associação ocorre por conta de uma substância química chamada acrilamida.

 

Essa substância surge nos alimentos ricos em amido, quando preparados em temperatura acima de 120 graus centígrados, e que aumenta o efeito da ação tóxica no corpo. O estudo expôs o peixe-zebra a acrilamida e o resultado mostrou que a substância desregula o metabolismo dos esfingolipídios e fostolipídios.

 


Os esfingolipídios e fostolipídios, segundo a revista científica, desempenham papéis importantes no desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão. A publicação tem o objetivo de destacar a importância de reduzir o consumo de frituras para o benefício da saúde mental e todos precisam estar bem atentos.

 

A pesquisa explica que "A análise multiômica mostrou que a exposição crônica à acrilamida induz distúrbios do metabolismo lipídico cerebral e neuroinflamação, e aumenta drasticamente marcadores de peroxidação lipídica e regula positivamente a expressão de mediadores lipídicos pró-inflamatórios, indicando estado inflamatório cerebral elevado após exposição crônica à substância".

 


Siga-nos no Instagram: @colatinanews2019, no Facebook: @sitecolatinanews, no TikTok: @colatinanews e se inscreva no nosso canal: @colatinanews4085!


Nenhum comentário:

Postar um comentário