Matadouro clandestino que vendia carne de cavalo volta a ser fechado no Espírito Santo - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

09/02/2023

Matadouro clandestino que vendia carne de cavalo volta a ser fechado no Espírito Santo

Local onde os cavalos eram abatidos

O capixaba pode estar comendo carne de cavalo e não sabe. É que na manhã de quarta-feira, 08, um abatedouro clandestino foi fechado na região de Araçatiba, em Viana, na Grande Vitória, por vender carne de cavalo como se fosse de boi. No local foi encontrado um animal já abatido e três aguardando.

 

Atuaram na operação equipes das secretarias de Meio Ambiente e de Defesa Social, ambas de Viana, do Programa de Bem-Estar Animal É o Bicho e Guarda Municipal. Além de vários instrumentos de abate, foram achados no local um animal com as patas amarradas, abatido e desossado, e três aguardando abate.

 


Não foi possível a prisão dos criminosos, porque ao avistarem as viaturas fugiram do local, deixando para trás uma moto e uma bolsa com documentos, além de um caderno de anotações com nomes de possíveis compradores. Também havia no local equipamentos para desossa, como machados e facas.

 

Após resgatados, os animais foram levados para um rancho, e o cavalo abatido encaminhado para descarte adequado. Esse mesmo matadouro já tinha sido fechado em 06 de setembro de 2022 por equipes da Polícia Civil, da Prefeitura Municipal de Viana e do Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal).

 


Naquela ocasião oito pessoas foram presas. Como nenhuma providência foi tomada para coibir a infração e o local permaneceu intacto, o abatedouro clandestino acabou sendo novamente utilizado para o crime. A carne de cavalo apreendida seria vendida em alguns açougues de Vitória como se fosse de boi.

 

Vale destacar que, segundo o Ministério da Agricultura, no Espírito Santo não há autorização para produção de carne de cavalo, mas destacou que o Estado pode comercializar o produto, desde que ele venha de outros estados, com apresentação de certificação e autorização para negociações interestaduais.

 



Ajude-nos se inscrevendo em nosso canal doYoutube!

Siga-nos no Instagram: @colatinanews2019, no Facebook: @sitecolatinanews!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário