OAB/ES promete recorrer ao CNJ contra integração de comarcas no Estado - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

29/05/2020

OAB/ES promete recorrer ao CNJ contra integração de comarcas no Estado

Raony Scheffer se manifesta sobre a integração de comarcas

A integração de comarcas no Estado e a forma como a medida foi aprovada pelo TJES (Tribunal de Justiça do Espírito Santo) na tarde de quinta-feira, 28, foi criticada pela OAB/ES, Seccional do Espírito Santo, que classificou a votação do Judiciário como uma sessão secreta e disse que recorrerá ao CNJ contra a medida.

Em nota, a Diretoria da OAB/ES e o Colégio de Presidentes de Subseções destaca que um tema de tamanha importância como aquele, não poderia ser decidido em sessão secreta, sem a participação efetiva da Ordem. O presidente da 5ª Subseção da OAB/ES, em Barra de São Francisco, também se manifestou.

Discordando da decisão de integração das comarcas, Raony Scheffer avaliou como um retrocesso no serviço do Judiciário, principalmente para cidadãos em municípios do interior do Estado. “Afastar-se do cidadão é um grave retrocesso na prestação de serviço do Judiciário no Estado”, ressaltou Raony Scheffer.


Ele acrescenta que essa posição foi manifestada reiteradas vezes em reuniões de representantes da Ordem com dirigentes da Justiça Estadual. “A integração prejudicará enormemente a advocacia do interior e a população mais carente, que terá de enfrentar distância maior para se deslocar aos fóruns”, disse Raony.

Ao salientar que entende a necessidade de ajuste de despesas do Judiciário no momento, a OAB/ES enfatizou que é preciso encontrar alternativas que não penalizem cidadãos e destacou que advogados, comerciantes e prefeitos consideram a perda de comarcas algo incalculável para o exercício da cidadania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário