DIREITO DE RESPOSTA - Pancas já realizou mais de 800 testes de coronavírus no município - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

22/08/2020

DIREITO DE RESPOSTA - Pancas já realizou mais de 800 testes de coronavírus no município


Em cumprimento a decisão liminar tomada pela 1ª Vara Cível de Pancas no processo 5000102-20.2020.8.08.0039, o Prefeito Municipal de Pancas, Sidiclei Giles de Andrade, vem exercer o Direito de Resposta sobre a publicação com o título “Setor de saúde precário em Pancas sequer aplica testes para Coronavírus” veiculada em Colatina News

Com trabalho sério e responsabilidade, a Prefeitura de Pancas vem atuando contra a pandemia do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, no mês de março, mais de 800 testes foram aplicados aos moradores da cidade que apresentaram sintomas da Covid-19.

Até o dia 12 de agosto de 2020, 92,84% dos 419 casos de Covid-19 registrados no município estão curados, ou seja, 389 pessoas. O critério para testagem é realizado de acordo com a decisão de cada médico e todas as solicitações de testes para Covid-19 foram realizados. A Prefeitura ainda adquiriu 1.300 novos testes rápidos para serem aplicados.

Foi implantada na entrada da cidade uma barreira sanitária para orientar as pessoas que passam por Pancas sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus, além da distribuição de 20 mil máscara de tecido para população e mil descartáveis, aferição de temperatura e orientação das pessoas, pela vigilância sanitária, que precisam enfrentar filas para executar as atividades essenciais como bancos, farmácias e supermercados.

Também como forma de prevenção, a Prefeitura realizou a aplicação de hipoclorito de cálcio para higienizar os pontos de maior movimento na cidade e nos distritos de Laginha e Vila Verde.

Para atender a população o município conta com 9 Unidades Básicas de Saúde e o Novo Hospital de Pancas, que tem 15 leitos atualmente ativos e que está com outros 35 em implantação com o novo centro cirúrgico. Todos os moradores que testaram positivos foram assistidos pelas UBS conforme protocolos estabelecidos.

Para o Novo Hospital de Pancas foram adquiridos diversos equipamentos como respiradores, monitores multiparametros, desfibriladores e medicamentos.

Desta forma, a matéria publicada em Colatina News com o título “Setor da Saúde de precário em Pancas sequer aplica testes para Cornavírus” não condiz com a real situação do município, que vem atendendo a todos os moradores que apresentam sintomas da Covid-19.

Os óbitos de panquences registrados por conta da Covid-19 foram registrados nos Hospitais de referência do Estado da região, sendo que nenhum deles ocorreu dentro do município.

Todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários foram fornecidos aos profissionais da saúde. A Prefeitura ainda implantou o Gabinete de Gestão, o Disque Aglomeração e tem fiscalizado casos de aglomeração.

O município realizou a vacinação contra gripe em 100% nos idosos em domicílio e entrega medicamentos de uso contínuo, aos idosos, em suas residências.

Nota da Redação

A notícia teve como base relatos de pessoas que procuraram a Unidade de Saúde, que o prefeito chama de hospital, e não foram devidamente atendidas mesmo com sintomas da doença, porque, segundo foram informados por profissionais de saúde das unidades, não existiam os testes disponíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário