Lançamento do mais novo livro do jornalista Elvécio Andrade deverá ocorrer em outubro - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

18/02/2023

Lançamento do mais novo livro do jornalista Elvécio Andrade deverá ocorrer em outubro

Capa da mais recente obra do escritor

Texto: Edgar Louzada

 

O escritor Elvécio Andrade, de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, está preparando o lançamento de mais um livro, que deverá ocorrer provavelmente por ocasião das comemorações dos 80 anos de emancipação política e administrativa do Município francisquense, que ocorrerão em outubro.

 

O livro, que conta a história de um soldado valente e destemido, tem como pano de fundo o conflito ocorrido entre Minas Gerais e Espírito Santo, conhecido historicamente como Contestado, que foi um período litigioso ocorrido na região das divisões entre Espírito Santo e Minas Gerais, entre os anos de 1937 e 1963.

 

Os dois estados contestavam as terras ricas da região, alegando erros de divisões territoriais. Diante do impasse, a violência, a desordem e o medo se instalaram na região. É nesse clima de violência, desrespeito aos moradores da zona rural por parte de soldados mineiros etc, que se desenrola toda história.

 


Uma história de aventura e bravura de um policial capixaba chamado Orozimbo, que por defender a honra da Polícia Militar, acabou sendo executado em praça pública por ordem de seu superior, diante de pessoas importantes da época, como o médico José Merçon, o prefeito Chrispiniano Veiga e o juiz Meroveu.

 

É uma história emocionante, que além de mostrar esse acontecimento tão importante, mas que não teve o reconhecimento histórico que merecia, descreve os acontecimentos que paralelamente aconteciam no mundo naquela época e relata o desenvolvimento de Barra de São Francisco ao longo dos tempos.

 

O peçanhense de nascimento e francisquense de coração, Elvécio Andrade, que é jornalista, radialista, e advogado especializado em direitos Constitucional e Administrativo, já publicou 15 livros, 13 dos quais patrocinados pela extinta Fundação Enivaldo dos Anjos, tem outros projetos literários em andamento.

 


Ele explica que ainda não tem uma data certa para o lançamento do livro Orozimbo, que pode ser durante as comemorações dos 80 anos de Barra de São Francisco/ES; como pode ser depois ou até mesmo antes dessa data tão importante. “Vai depender muito da minha ansiedade”, enfatizou o escritor.

 

Elvécio Andrade enfatiza, ainda, que em decorrência da importância do acontecimento, o livro poderá ser também lançado em outras cidades de Minas Gerais, que de uma forma ou de outra tenha relação ao conflito territorial, que causou tantos traumas e tragédias inesquecíveis ao longo de sua existência.


Ajude-nos se inscrevendo em nosso canal doYoutube!

Siga-nos no Instagram: @colatinanews2019, no Facebook: @sitecolatinanews!


Nenhum comentário:

Postar um comentário