Manifestação relembra ataques às escolas de Aracruz e quer reparação de danos às famílias - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

24/11/2023

Manifestação relembra ataques às escolas de Aracruz e quer reparação de danos às famílias

A manifestação será no sábado, 25

O ato “Justiça, Memória e Reparação: um ano de massacre em Aracruz”, será realizado no sábado, 25, em Aracruz, no Litoral Norte do Espírito Santo. O objetivo do ato é trazer a memória das vítimas ao ataque às escolas em Aracruz e exigir justiça e reparação para as famílias das vítimas e à comunidade escolar.

 

Visa ainda denunciar sucessivas ações de violência no Brasil por criminosos vinculados a símbolos nazistas, com ataques a escolas que atingem mulheres e crianças. No ataque realizado contra as escolas de Aracruz, as professoras Flávia, Cybelle e Maria da Penha, além da estudante Selena, perderam a vida.

 

Diversas entidades participarão da atividade, dentre as quais o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), do qual Flávia Amboss Merçom, uma das vítimas daquele ataque, era militante e coordenadora. O ato iníciará com uma vigília às 07h30m, frente à EEEFM (Escola Estadual de Ensino Fundamental) Primo Bitti.

 


A partir das 09h haverá uma caminhada com o Ato Público e Marcha por Justiça, Memória e Reparação, até o CEPC (Centro Educacional Praia de Coqueiral), onde o ato será finalizado. Vale lembrar que no dia 25 de novembro de 2022, um jovem armado e usando uniforme do Exército, invadiu as duas escolas atirando.

 

O monstro neonazista, que na época tinha 16 anos, foi preso horas após o crime, em uma ação conjunta das polícias Civil e Militar, e no dia 07 de dezembro foi condenado pelo juiz da Vara de Infância e Juventude de Aracruz a três anos de internação, que é o tempo máximo que um delinquente menor pode ser preso.

 

Vale destacar que no dia 06 de setembro último o MAB encaminhou ao Ministro de Direitos Humanos, Sílvio Almeida, reivindicações referentes ao fato, como exigir que o governo capixaba peça desculpas publicamente de forma oficial a todas as famílias atingidas, e vítimas diretas ou indiretas do atentado neonazista.


A manifestação é em busca por justiça

Consta ainda da lista de reivindicações encaminhada ao ministro, a exoneração do PM pai do menor infrator por crime de apologia ao nazismo em redes sociais, reconhecimento das duas escolas atacadas como atingidas, dando tratamento digno às mães, aos pais, aos profissionais e estudantes vítimas da tragédia.

 

Quer ainda o MBA, que a Escola Estadual Primo Bitti seja transformada em um memorial para as vítimas destes e demais crimes de ódio ocorrido no Brasil, levando o nome de Flávia Amboss Merçom. Vale destacar que o crime teve inspiração na política de armamento promovida à época pelo então presidente.

 

Uma Ação Civil Pública foi ajuizada pela Defensoria Pública Estadual contra o Estado do Espírito Santo, pleiteando reparação aos danos individuais e coletivos causados pelo atentado às escolas. A ação tramita na Vara da Fazenda Pública Estadual e Municipal, Registro Público e Meio Ambiente da Comarca de Aracruz.

 

Flávia foi morta pelo neonazista adolescente

Lembrança das vítimas do assassino neonazista

Relembre como foi o atentado praticado pelo adolescente neonazista que matou quatro pessoas e feriu várias outras clicando nos links abaixo:

 

Ato terrorista em escolas capixabas pode ser consequência do incentivo ao uso de armas

 

Frustração. Terrorista adolescente não poderá ser punido pelos crimes por ele praticados

 

Terrorista adolescente que atacou escolas de Aracruz cumprirá só três anos de internação

 

Siga-nos no Instagram: @colatinanews2019, no Facebook: @sitecolatinanews, no TikTok: @colatinanews e se inscreva no nosso canal: @colatinanews4085!


Nenhum comentário:

Postar um comentário