Ativista deixa vídeo apontando vereador como possível mandante de sua morte - Colatina News

Recentes


Acessos

google.com, pub-2151647549971277, DIRECT, f08c47fec0942fa0

24/06/2021

Ativista deixa vídeo apontando vereador como possível mandante de sua morte

O ativista Jonas Soprani incomodava gente poderosa

O ativista Jonas da Silva Soprani, morto com vários tiros na noite de quarta-feira, 23, num bar no Bairro Novo Horizonte, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, parecia saber que ia morrer. Tanto é que gravou um vídeo avisando que se alguma coisa lhe acontecesse o responsável seria um vereador da cidade.

 

No vídeo ele afirma que se alguma coisa lhe acontecer, o responsável é o vereador Valdir Rodrigues Maciel (Podemos). “Se alguma coisa acontecer comigo, foi o vereador Valdir Rodrigues Maciel que mandou fazer, pois já vieram várias pessoas me ameaçar em nome dele”, afirmou o ativista no vídeo.

 

Jonas Soprani, que era presidente do GADH (Grupo de Apoio aos Direitos Humanos), era uma pedra no sapato dos políticos corruptos e sua presa predileta era o atual prefeito Guerino Zanon, cuja inelegibilidade foi causada em decorrência de uma denúncia sua  feita ao Ministério Público Federal.

 


A denúncia de irregularidade na execução de um convênio do Município com a Funasa (Fundação Nacional da Saúde) foi confirmada e Guerino condenado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), tendo a sentença transitado em julgado. Em 2020 o MPE (Ministério Público Eleitoral) pediu a impugnação de sua candidatura à reeleição, mas mesmo inelegível, concorreu e se reelegeu.

 

No caso de Valdir Maciel, Jonas Soprani o denunciou por compra de votos e ele teve o mandato cassado em primeira instância e multado em R$ 54,7 mil. Como da sentença cabe recurso, Valdir permanece no cargo. Além de Valdir, inúmeros outros políticos foram denunciados pelo ativista em todo Estado.

 

A denúncia mais recente de Jonas Soprani tinha como alvo a construção de uma Capela Mortuária no Bairro Aviso, cujo valor de R$ 416 mil a ser gasto pelo Município em sua construção, era considerado muito alto por ele. “A morte de Jonas certamente alivia vários políticos dessa cidade”, disse um amigo dele.

 

Leia também:

 

Ativista lança pré-candidatura a vereador e promete combate à corrupção

 

Ativista que tentou cancelar festa promete denunciar promotor na Corregedoria

 

Ativista é retirado à força de hospital em Linhares e representa contra sargento

 

Ativista é recebido com truculência no HGL e preso por defender paciente

 

Ativista denuncia suposta manobra eleitoral de Guerino Zanon em Linhares

 

Guerino Zanon é acusado de descaso com meio ambiente e abandono de obras

 

Ativista impetra Ação Popular pedindo exoneração de Assessor de Imprensa

 

Siga-nos no Instagram: @colatinanews, e no Facebook: @sitecolatinanews!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário